Cenário
AS TICs E A AGRICULTURA FAMILIAR
A utilização de ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) no meio rural já é uma realidade especialmente quando referente ao agronegócio. A esse contexto dá-se o nome de “agricultura 4.0”. No entanto, quando se lança um olhar sobre a agricultura familiar, a questão assume novos contornos e apresenta desafios e obstáculos ao desenvolvimento efetivo e particularidades que merecem atenção.
Vale destacar que existem pesquisas e grupos de estudo em diversas universidades brasileiras e que têm focado nessa temática. Isso sugere que uma nova realidade começa a ser desenhada para a agricultura familiar. Além disso, há convergências interessantes quando o assunto é tecnologia da comunicação.
Dados confiáveis informam que 84% dos domicílios rurais no Rio de Janeiro possuem celular (Datacetic.br, 2016) e 25% dos produtores agrícolas familiares utilizam ferramentas digitais para gerenciarem de alguma forma sua propriedade (SEBRAE).
Conciliar agricultura familiar com desenvolvimento sustentável e inclusão digital se apresenta como o caminho necessário e obrigatório de uma nova realidade no campo.